NOTÍCIA

Políticas Públicas

Prouni/Sisu: atividades começam em janeiro

Programas contarão com mudanças no processo seletivo

Publicado em 17/01/2024

por Ensino Superior

Prouni Prouni 2024 contará com um aumento no número de vagas (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Uma simulação baseada nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apresentada durante a coletiva de imprensa realizada no MEC na última terça, 16 de janeiro, indicou que 61% dos participantes do Enem 2023 terão a oportunidade de ingressar na educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Na ocasião, foram abordadas as mudanças nas seletivas do Programa e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que serão abertas em janeiro. 

O Prouni 2024 contará com um aumento no número de vagas para os cursos de graduação em direito e medicina, a ser divulgado. A previsão é de que o edital de inscrições para o processo seletivo seja publicado nesta quarta-feira, 17 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU). Já a consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas está prevista para ser publicada na página do Prouni na sexta-feira, 19. O período de inscrição será de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, com o resultado divulgado em duas chamadas, sendo a primeira no dia 6 e a segunda no dia 27 de fevereiro.

 

Enem: MEC deve agir para reduzir desigualdades

 

Durante a coletiva, o ministro Camilo Santana chamou atenção para o fato de que os jovens podem ter acesso a uma diversidade de cursos em diferentes áreas do conhecimento a partir do Programa. “Ofertamos 290 mil vagas de bolsas do Prouni no ano passado e tivemos 170 mil vagas ocupadas. Foram mais de 100 mil vagas ociosas”, lembrou Santana.

O ministro também indicou que a mudança da nota de corte para o Prouni está sendo avaliada em decorrência da oferta de vagas do último ano. A decisão será publicada junto ao edital previsto para esta quarta, dia 17.

Neste ano, os candidatos ao Sisu poderão ser selecionados para cursos com aulas que se iniciarão no primeiro ou segundo semestre de 2024. Com o objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior, serão adotadas alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. O período de inscrições será de 22 a 25 de janeiro, com o resultado da chamada única divulgado no dia 30 do mesmo mês. 

Mais informações sobre os cronogramas Sisu e o Prouni podem ser encontradas aqui.

Autor

Ensino Superior


Leia Políticas Públicas

Sinaes 20 anos

Sinaes 20 anos, e as mudanças continuam

+ Mais Informações
José Vicente fala sobre políticas públicas

Políticas públicas efetivas para o mundo atual

+ Mais Informações
Deputados avaliam criar comissão especial para o PNE

Deputados avaliam criar comissão especial para o PNE

+ Mais Informações
Resultados foram apresentados pelo Inep

Inep divulga dados que medem a qualidade do setor

+ Mais Informações

Mapa do Site