NOTÍCIA

Redação

Projeto na Ilha dos Arvoredos ganha certificado dinamarquês

A certificação é a primeira concedida no Hemisfério Sul e torna a Ilha um dos pontos de destaque mundial na área de ecoturismo sustentável

Publicado em 07/03/2024

por Sandra Seabra Moreira

Projeto Mundo Sustentável Priscilla Bonini Ribeiro – com o certificado – e a equipe do Projeto Mundo Sustentável (Foto: Lukinha Arruda)

Muito antes do conceito de sustentabilidade chegar à mídia e às organizações,  a Ilha dos Arvoredos, no Guarujá, a 1,5 quilômetros da Praia de Pernambuco, já abrigava recursos e tecnologias sustentáveis, como as primeiras placas solares da América Latina, um gerador eólico para produzir energia com os ventos e um sistema de captação de água da chuva. 

Esse paraíso autossustentável foi pensado e construído pelo engenheiro mecânico  Fernando Eduardo Lee, a partir de 1950. A concessão da ilha está sob a responsabilidade da FFEL, fundação criada pelo engenheiro para dar continuidade ao seu legado científico e que leva seu nome. 

Na Ilha, a Fundação e a universidade Unaerp realizam pesquisas. Em um dos estudos, o do Horto medicinal, os pesquisadores analisam a relação entre o clima litorâneo e a produção dos compostos medicinais. 

Já a cooperação entre a Fundação e o Instituto Nova Maré (INMAR) leva adiante o Projeto Mundo Sustentável, que proporciona visitação ecoturística colaborativa. O projeto tem como base a tese de  doutorado de Priscilla Bonini Ribeiro, diretora-geral da Unaerp, campus Guarujá, também conselheira e pesquisadora da FFEL. Ela criou uma metodologia ativa de educação ambiental utilizando a Ilha.

 

Ilha do Arvoredo

A Ilha dos Arvoredos, primeiro lugar a receber o selo Green Key no Hemisfério Sul (Foto: divulgação)

O reconhecimento

A Ilha dos Arvoredos recebeu o selo Green Key, conferido pela ONG dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE), representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede. A bandeira que sinaliza esta conquista foi hasteada no dia 23 de fevereiro na Ilha, com entrega de placa e certificado. 

A certificação, que tornou a Ilha um dos pontos de destaque mundial na área de ecoturismo sustentável, é a primeira concedida no Hemisfério Sul. “Eu não tinha a dimensão do que representava esse selo. Quando abriram o mapa, vi que só havia um pontinho – ele representa o nosso trabalho. É possível perceber como é grande o desafio em relação à questão socioambiental no Brasil”, conta Priscilla. 

 

 

Leia também: Premiação para mentes e instituições inovadoras

 

_ _ _

 

A ESPM vai transmitir o SXSW 2024 em sua redes

O SXSW, ou South by Southwest, em Austin, no Texas, é um dos maiores festivais de inovação do mundo, reunindo especialistas em temas como tecnologia, inteligência artificial, negócios, mundo do trabalho, música e cinema. A sua 37ª edição começa dia 8 de março e vai até dia 16.

A ESPM, escola de negócios e referência no ensino superior nas áreas de comunicação, marketing, consumo, administração, economia criativa e tecnologia,  fará cobertura especial em suas redes, comandada por Daniel Leal, ex-aluno,  produtor e estrategista de conteúdo criativo, além de LinkedIn Top Voice. Leal entrevistará grandes lideranças do mercado e os diretores acadêmicos da ESPM, Frederike Mette e Caio Bianchi, que também estarão no evento. 

Para Leal, a ESPM entende a importância do evento para a formação dos futuros profissionais e líderes da indústria. “Cobrir o evento para a ESPM é uma oportunidade única para compartilhar insights sobre inovação, criatividade, transformação, diversidade e inclusão, algo que faço no meu dia a dia, com uma linguagem leve, didática e acessível para as pessoas.”

 

SXSW 2023: Não parar, e inovar sempre

 

Autor

Sandra Seabra Moreira


Leia Redação

Licenciaturas ganham especial em documento do Semesp

Licenciaturas ganham capítulo especial no Mapa do Ensino Superior

+ Mais Informações
Prêmio Nobel

Ganhadores do Prêmio Nobel encontram estudantes

+ Mais Informações
Feira do livro

VI Feira do Livro da Unesp 

+ Mais Informações
IA

IA generativa por décadas

+ Mais Informações

Mapa do Site