NOTÍCIA

Redação

Ganhadores do Prêmio Nobel encontram estudantes

Evento promovido pela Academia Brasileira de Ciência acontece nos dias 15 e 17 de abril

Publicado em 12/04/2024

por Sandra Seabra Moreira

Prêmio Nobel "Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024" é um evento promovido pela Academia ABC em parceria com a Fundação Nobel

Conforme antecipado pela presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Helena Nader, em entrevista à Ensino Superior, três nobelistas chegam ao Brasil nos próximos dias para falar a estudantes universitários do Brasil e da América Latina, em encontros que acontecerão no Rio de Janeiro e em São Paulo.  O evento Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024 é promovido pela Academia ABC em parceria com a Fundação Nobel.

David MacMillan, vencedor do Nobel de Química em 2021, May-Britt Moser, Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, Nobel de Física em 2012, abordarão o tema Creating our future together with science – Criando o nosso futuro juntos com a ciência.

May-Britt Moser

May-Britt Moser ganhou o Prêmio Nobel de Medicina de 2014 com Edvard Moser e John O’Keefe
(foto: TiTT Melhuus/ Kavli Institute for Systems Neuroscience)

“O tema traz a ciência com a perspectiva de construção do futuro, unindo os três laureados, estudantes, convidados e a Unesco. Muitas vezes as pessoas esquecem a razão da ciência. Tornar a humanidade mais sábia? Sim, perfeito. Mas a ciência precisa servir à sociedade. É o momento de mostrar que esse futuro precisa ser construído pela ciência junto com a sociedade”, afirma a presidente da ABC.

 

Entrevista | Não existe economia forte sem educação e ciência

 

“Ao reunir laureados com o Nobel, estudantes e especialistas regionais, pretendemos inspirar a próxima geração de cientistas a adotar um papel ativo no apoio à construção da sociedade que queremos”, afirmou Adam Smith, diretor-científico da Nobel Prize Outreach.

O primeiro evento será no Rio de Janeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a programação completa pode ser vista aqui. No dia 17, a programação na capital paulista será dividida em dois encontros, o primeiro no Centro de Difusão Internacional da USP, de 10h às 12h. À tarde, os laureados terão um encontro com empresários, autoridades e formuladores de políticas públicas na Fiesp. Interessados em acompanhar os debates podem se inscrever aqui.

 

Formação docente na Universidade Católica de Brasília

A Universidade Católica de Brasília (UCB) abre as inscrições para participação no Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, no Campus de Taguatinga/DF. O Congresso é destinado aos profissionais da educação, estudantes e pesquisadores. O evento reunirá palestrantes, conferencistas e pesquisadores de diversos países para discutir acerca dos novos contextos emergentes no campo da formação docente.

De acordo com a instituição, “é uma oportunidade de reflexão sobre os resultados e as proposições de pesquisas acadêmicas do campo da formação docente ao redor do mundo. O evento tem a proposta de cooperar para reflexões num contexto que vem demandando a necessidade de restauração da humanidade, por meio de  problematizar questões sociais, econômicas e culturais e traçar uma agenda comum, ética, estética, política e transformadora.”

 

Leia também: Parceria das universidades garante moradias universitárias

 

Entre os participantes, estarão Arie Kizel, da Universidade de Haifa de Israel; Ernesto Treviño, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; Tone Kvernbekk, da Universidade de Oslo, Noruega; Sonja Arndt, da Universidade de Melbourne, da Austrália; Alexandre Anselmo Guilherme e Marília Morosini, ambos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; o representante do Equador, Wilmer Marcelo S. Carrillo; a professora Maria Helena Guimarães de Castro, da Cátedra Instituto Ayrton Senna (USP) e o professor Manuel Palacios, presidente do INEP. 

Podem submeter trabalhos os acadêmicos, docentes, pesquisadores ou outros profissionais que estudem o campo da educação. O Congresso aceita trabalhos nas modalidades de “Resumo expandido para comunicação oral” e “Pôster”, que precisam seguir uma dessas três linhas temáticas de pesquisa: Processo educacional e formação de professores; Política, gestão e avaliação da educação e Educação, tecnologia e comunicação. O prazo final para submissão dos resumos expandidos e dos pôsteres é o dia 30 de abril.

Os ingressos variam de R$ 90 a R$ 200, de acordo com o lote e respectivo público, como estudantes de nível superior ou professores de escolas públicas, professores de nível superior (privado ou público) e outros profissionais. Para participar do evento, os interessados devem adquirir os ingressos pelo site www.interformacao.com.br.

 

Autor

Sandra Seabra Moreira


Leia Redação

Egresso IES

Onde está o egresso da sua instituição?

+ Mais Informações
Marketing digital

Marketing digital é o mais efetivo para captação de alunos

+ Mais Informações
Financiamento para publicações científicas

Financiamento para publicação de artigos científicos

+ Mais Informações
Licenciaturas ganham especial em documento do Semesp

Licenciaturas ganham capítulo especial no Mapa do Ensino Superior

+ Mais Informações

Mapa do Site