NOTÍCIA

Gestão

Cultura de carreira pode garantir empregabilidade

Livro de Fernanda Verdolin, CEO da Workalove Edtech, reúne grupo de especialistas para discutir trabalhabilidade; faça o download da prévia

Publicado em 21/05/2024

por Ensino Superior

Fernanda Verdolin Para a autora Fernanda Verdolin, a colaboração com outros especialistas foi essencial para garantir a diversidade de perspectivas e a qualidade do conteúdo

Com as aceleradas transformações no mercado de trabalho, cresce a necessidade de novas habilidades e competências profissionais. Na avaliação de Fernanda Verdolin, CEO e fundadora da Workalove Edtech, o ensino superior precisa se ressignificar visando a construção de uma experiência relevante para o estudante, que seja capaz de expandir sua visão de mundo e ajudá-lo a se tornar protagonista com uma mentalidade mais empreendedora. Nesse contexto, a executiva reúne um grupo de especialistas em seu novo livro, A trabalhabilidade como diferencial competitivo, para discutir os caminhos de se implantar a cultura de carreira nas instituições de ensino.

“A cultura de carreiras é uma estratégia usada para transformar a jornada acadêmica do aluno em uma experiência de mentoria para acelerar a sua entrada no mercado de trabalho”, diz Fernanda. De acordo com a profissional, essa abordagem também atua na orientação de carreira, ajudando o estudante a desenvolver habilidades críticas, criativas e inovadoras, “essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desse novo mundo do trabalho.”

O livro cita um mapeamento elaborado pela empresa de consultoria norte-americana Korn Ferry que indica as competências das pessoas em postos ativos de trabalho e as competências que o mercado de trabalho exige e exigirá. Essa pesquisa aponta o Brasil como o segundo país do mundo com o maior gap de competências, escassez que custará, até 2030, cerca de 798 bilhões de reais em receitas não realizadas. Também presente na obra, dados de estudos recentes da McKinsey – empresa líder mundial em consultoria empresarial – revelam que 60% das atividades de trabalho atuais estão sendo automatizadas e substituídas por tecnologias já existentes.

 

Opinião: As IES como fornecedoras de produtos-serviços

 

Diante dessa realidade, A trabalhabilidade como diferencial competitivo surge como um registro de diferentes experiências e conhecimentos acerca do mundo educacional e corporativo a favor da mobilidade social dos estudantes. “Essa colaboração foi essencial para garantir a diversidade de perspectivas e a qualidade do conteúdo, enriquecendo a discussão e oferecendo insights valiosos para os leitores”, comenta a autora e idealizadora do projeto.

“A cereja do bolo (dessa obra) foi trazer nossos clientes – instituições de ensino que conseguiram fazer bom uso das tecnologias e conquistaram resultados para contar como eles conseguiram não só alinhar seus planos pedagógicos com o futuro do trabalho como também aumentar a empregabilidade de seus estudantes, que reflete diretamente na redução da evasão e da inadimplência”, acrescenta Fernanda.

O livro é uma realização da Workalove em parceria com a Pravaler e conta com a participação de 31 profissionais do setor, como Lúcia Teixeira e Rodrigo Capelato, respectivamente presidente e diretor-executivo do Semesp, Fernanda Furuno, founder do ecossistema Simplifica, Thuinie Daros, diretora de planejamento acadêmico da Vitru Educação, entre outras personalidades.

O lançamento oficial da publicação acontece no dia 6 de junho, às 10h, no Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Antecipado pela autora à Ensino Superior, o primeiro capítulo já está disponível para leitura. Faça o download da prévia: Trabalhabilidade_Capítulo 1

 

Autor

Ensino Superior


Leia Gestão

Universidade inovadora

Os pilares de uma universidade inovadora

+ Mais Informações
UC Semesp

Uma década de conhecimentos para enfrentar desafios

+ Mais Informações
Camila Campos

Mentalidade de crescimento é base para a inovação

+ Mais Informações
Formação de professores EAD

Setor reage às novas diretrizes para a formação de professores

+ Mais Informações

Mapa do Site