NOTÍCIA
Ensino Einstein está com 12 cursos voltados à covid-19. Já a startup Jaleko montou 24 videoaulas e a Afya Educacional lançou aulas sobre procedimentos emergenciais em coronavírus
Publicado em 16/04/2020
Cursos gratuitos para estudantes e profissionais da saúde voltados ao novo coronavírus, por exemplo, sobre o uso correto dos EPI’s, condutas para emergências em covid-19 e tratamentos para casos suspeitos estão sendo disponibilizados a distância em plataformas de educação. Confira.
Leia: Como será a educação superior pós-coronavírus é destaque de webinares gratuitos
Voltado a profissionais da saúde, a plataforma Ensino Einstein oferece 12 cursos voltados à covid-19, incluindo: ‘Manejo clínico para o coronavírus’; ‘Prevenção de infecção’; ‘Uso correto dos EPI’s pela equipe assistencial’; ‘Boas práticas para assistência psicológica durante a pandemia’ e ‘Uso correto das máscaras: cirúrgica e N95’, além de três cursos em espanhol.
Além disso, o Einstein disponibilizou mais de 50 cursos gratuitos voltados para a população em geral. Entre os conteúdos estão sobre o Dia Mundial do Autismo, cursos para gestantes e aulas referentes a aleitamento materno. Já para os profissionais da saúde há temas como avaliação do volume vesical e retenção urinária com uso de recursos auxiliares – point of care; highlights da ASCO de 2019; melanoma; experiência do paciente; encontros da Escola Febrasgo em parceria com o Einstein; e nova rotina de prevenção do câncer de colo de útero, entre outros. A iniciativa ocorre em associação com o Consórcio Mundial de Cursos Abertos (Open Education Consortium).
Para acessar os cursos clique aqui.
A edtech voltada a estudantes de Medicina, Jaleko, oferece gratuitamente o curso online ‘Dominando o coronavírus’, que possui 24 videoaulas voltadas ao preparo de estudantes e formandos da área. Os temas vão de prevenção, diagnóstico, conceitos de tratamento, condutas no paciente grave, covid-19 na Pediatria, comparação com epidemias, entre outros.
Uma plataforma gratuita e constantemente atualizada com os números de casos do novo vírus em cada país também foi elaborada pela edtech. Notícias científicas, casos clínicos para estudantes e profissionais são outros recursos disponibilizados gratuitamente. No Instagram da Jaleko está acontecendo ainda lives sobre tais temas.
Para acessar o curso e a plataforma clique aqui.
A Jaleko já foi assunto aqui no site, leia: Médicos criam plataforma de educação para futuros doutores
Afya Educacional
‘Condutas para emergências em coronavírus’ é o curso online gratuito oferecido pelo grupo Afya Educacional a fim de capacitar médicos sem especialização em Pneumologia ou Emergências Clínicas e alunos de Medicina para realizarem. Ventilação mecânica, emergências respiratórias e diagnóstico por imagem são alguns dos temas abordados. As aulas são feitas por meio do aplicativo da Afya e conta com videoaulas que trazem simulações e demonstrações de procedimentos.
Para acessar o curso gratuito clique aqui.
E por falar em curso de Medicina, a edtech MedRoom, recentemente passou a oferecer a uma instituição de ensino superior já parceira, educação a distância (EAD) com suas tecnologias. No caso, no estudo teórico-prático para a anatomia dos principais músculos do corpo humano, o professor dessa instituição está utilizando realidade virtual, conseguindo assim, espelhar a tela para os alunos que o acompanham de forma remota. Ele vai apontando os órgãos e mostrando as especificidades de cada um para os alunos.
A MedRoom também já foi assunto aqui no site, leia: Startup leva realidade virtual e gamificação para os cursos de Medicina.
Diminuição das mensalidades pode afetar professores e até quebrar instituições de ensino superior
Mulheres cientistas narram os desafios que já enfrentaram na área