Colunista

PUCPR cria área de cursos sobre inovação

Batizada Hotmilk Academy, a escola de cursos de inovação da PUCPR abre nove turmas para o público geral. A aposta no síncrono visa promover interação e o aprender fazendo

PUCPR interação Hotmilk Academy também oferece soluções de cursos personalizados para empresas (Foto: Envato Elements)
PUCPR interação
Hotmilk Academy também oferece soluções de cursos personalizados para empresas (Foto: Envato Elements)

Criada pela PUCPR em 2014, a escola existe dentro do Tecnoparque, um dos principais hubs tecológicos do Paraná, com eficiente infraestrutura e mais de 26 empresas e 650 profissionais atuando neste espaço de 11.000m2. É conectada a este mundo de inovação que a Hotmilk Academy busca se diferenciar em tudo: na modalidade das aulas, metodologia e condução dos cursos. Cursos não, “trilhas de aprendizagem”.

A coordenadora Patrícia Brüning, explica porque trilhas e não cursos: “a gente chama de trilha porque a escola traz mais do que só conteúdo, mas também prática e resultado. São módulos de curta duração, com foco direto em inovação, o que não se encontra no ensino superior.” Mas isso não significa concorrência, claro, e sim complementariedade, tendo em vista a dificuldade que o ensino superior tem de preparar seus alunos para as transformações do mercado de trabalho, sobretudo em decorrência das recentes transformações impulsionadas pela pandemia da covid-19.

Leia: Ciência e pesquisa como instrumento de desenvolvimento do país

Contudo, a escola de inovação se abre para todo o público, que tenha ou não formação superior, mas possua o desejo de fazer parte das transformações do mercado, migrar de carreira com uma mentalidade mais inovadora ou mesmo criar a área de inovação na empresa em que atua ou lidera.  Para isso, as trilhas “Desenvolva ideias inovadoras”, “Transforme sua empresa”, e “Lidere o processo de inovação” são focadas em desafios reais, englobando a metodologia baseada em projetos.

As turmas são divididas em grupos que trabalharão juntas do início ao fim da trilha de aprendizagem no mesmo projeto, da idealização a implementação. Inclusive em casos reais, em seus círculos organizacionais.

A visão do mercado de inovação

Com a captação de alunos ampliada para além da extensão superior, concorrência da Hotmilk Academy é com os players de mercado em cursos livres que oferecem aulas online gravadas. “Fizemos uma grande pesquisa antes de chegar nessa definição de produto. A gente vem com esse diferencial de aula ao vivo, para explorar a questão do mão na massa, o aprender fazendo e também a mentoria disponível naquele momento”, conta a coordenadora. As aulas ficarão gravadas para consultas posteriores, mas a aposta é mesmo na interação.

Um outro olhar mercadológico dado pela instituição ao crescente setor de inovação, é a oferta de soluções para empresas, com cursos customizados de acordo com cada caso específico, elaborados pela equipe formada por 25 professores, especialistas em mercado.

Com nove turmas abertas para 35 alunos cada, as trilhas têm carga de 30 horas, em cinco semanas, sendo duas aulas por semana, das 19h às 22h. Todas as trilhas possuem certificação PUCPR e se iniciam a partir de 8 de julho.

Leia também:

4 usos do teste de proficiência em inglês para internacionalização do ensino superior

Como uma faculdade isolada pode se diferenciar?

Por: | 08/07/2021


Leia mais

marketing educacional | foto: Freepik

Marketing educacional: cultivar excelência, inovação e impacto duradouro

+ Mais Informações
Redes sociais x saúde mental

Redes sociais afetam o bem-estar dos jovens

+ Mais Informações
ChatGPT

Geração GPT: Enfrentar divergências e explorar oportunidades

+ Mais Informações
Habilidades e saberes

Habilidades e saberes têm prazo de validade

+ Mais Informações

Mapa do Site