NOTÍCIA
Em 2025, as novas regras para o ensino a distância foram a principal pauta do setor
Publicado em 29/12/2025
foto: Shutterstock
Em 2025, as novas regras para o ensino a distância foram a principal pauta do setor. O interesse dos gestores pelo novo marco regulatório se refletiu no ranking de conteúdos mais lidos da Ensino Superior. Das cinco publicações mais acessadas pelos leitores da revista, quatro abordaram o novo marco para o EAD.
Além das discussões sobre a modalidade dos cursos de graduação, outra pauta que chamou a atenção dos leitores foi a queda nas matrículas dos cursos de engenharia.
Conheça as matérias mais lidas do ano:
A publicação do novo marco regulatório para o EAD avançou após a assinatura do decreto que regulamenta a nova política de educação a distância. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o decreto aprimora o marco regulatório e lança as bases de uma política que qualifica e fortalece o EAD. Conheça as principais mudanças.
Leia mais: https://revistaensinosuperior.com.br/2025/05/19/saiba-o-que-muda-com-a-nova-politica-para-ead/
Nas últimas décadas, as políticas públicas voltadas à educação superior brasileira têm sido implementadas com o propósito de promover inclusão social, melhorar a qualidade e democratizar o acesso ao ensino superior. Tais aspectos se entrelaçam às discussões sobre a oferta do ensino a distância. Especialistas consultados no documento Tendências no ensino superior falaram sobre a modalidade.
Leia mais: https://revistaensinosuperior.com.br/2025/02/12/modelo-regulatorio-ead/
A engenharia é uma área estratégica para países que buscam crescer inovando. Foi por meio da ciência e tecnologia que nações desenvolvidas criaram as condições econômicas que têm hoje. A busca por soluções para os desafios globais, como a sustentabilidade e a digitalização, abre um imenso leque de oportunidades para as diversas profissões do setor. Entretanto, nos últimos dez anos, o Brasil registrou uma queda de 23% no número de estudantes em cursos de engenharia. Essa falta de profissionais se choca com a crescente demanda por engenheiros.
Leia mais: https://revistaensinosuperior.com.br/2025/04/16/como-vencer-o-deficit-de-75-mil-engenheiros/
As novas regras para o ensino a distância foram criadas para abarcar a utilização das novas tecnologias e garantir que elas possam prover de qualidade os cursos oferecidos à população. O tempo, as adequações promovidas pelas IES, e processos de supervisão e avaliação dirão se esse objetivo foi alcançado. Para Antonio Esteca, CEO no grupo que reúne a Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (Fameesp), em Ribeirão Preto, e a Faculdade Metropolitana de Franca (Famef), há pontos positivos na nova regulamentação, entre eles, o de pacificar conceitos, como, por exemplo, o de presencialidade.
Leia mais: https://revistaensinosuperior.com.br/2025/06/16/ead-expansao-sustentavel/
Às vésperas do lançamento oficial, Daniel Ximenes, diretor da diretoria de regulação da educação superior do MEC, falou sobre o novo marco regulatório para o EAD. Na ocasião, Ximenes destacou a necessidade de credibilizar a modalidade, que frequentemente tem o seu valor colocado em xeque.
Leia mais: https://revistaensinosuperior.com.br/2025/04/24/com-o-novo-marco-regulatorio-mec-valida-o-ead/